Esse é o meu primeiro post aqui no Varejo Cool , confesso que rolou uma certa ansiedade sobre o assunto que eu escolheria. Não sou escritor, resolvi criar o blog, pois esse é um tema que desperta a minha atenção e poderemos compartilhar muitas informações. Enfim, chega de muito blá blá blá, afinal aqui ninguém tem muito tempo a perder, pois o mundo do varejo é dinâmico.
Analisei sobre o que aconteceu de relevante no Brasil nas últimas duas semanas e observei que tivemos quatro temas que, de certa forma foram significantes, são eles: São Paulo premiada como a cidade global do momento, Semana de Moda (SPFW), ABF Franchising Expo e a parceria de sucesso de uma marca brasileira conhecida internacionalmente com uma marca italiana.
São Paulo: A capital paulistana foi eleita como a cidade “para se estar” de acordo ao site Canadense Zeitgeist, foi uma votação eleita por pessoas que estão conectadas ao mundo da moda, comportamento e tendência, e nossa paulicéia ficou a frente de cidades como Nova York, Berlim e Londres. Para quem mora em São Paulo, é nítida a vida agitada que temos, uma vida cultural ativa, cozinhas dos mais variados países do mundo, inclusive premiado entre os dez melhores restaurantes do mundo, vida cultural agitada e noite freneticamente louca (no melhor sentido da palavra), do público exigente e sofisticado dos Jardins, da galera boêmia da Vila Madalena aos modernos do Baixo Augusta.
São Paulo Fashion Week: Maior evento de moda do país, maior evento da América Latina, movimenta cerca de R$ 2 bilhões em sete dias. Ta certo que muitos ainda dizem que a moda brasileira ainda está engatinhado no quesito “calendário de moda oficial”, mas é certo que o Brasil já conquistou seu espaço (graças há uma galera muito dedicada) sabemos que temos um clima diferenciado, se comparado a NY, Londres, Paris, Milão e mesmo assim temos muito estilistas mostrando todo seu talento lá fora, fazendo sucesso e vendendo, é claro! De certa forma, isso mostra que estamos antenados com o que está acontecendo lá fora e ainda colocamos nossa criatividade brasileira.
ABF Franchising Expo: Para quem é de fora (Brasil) não é novidade nenhuma que o Franchising está bombando, mas muita gente não sabe que temos a segunda maior Feira de Franquias do mundo e a maior da América Latina. Sim nosso franchising vai de vento em poupa! É só consultar os números da ABF (Associação Brasileira de Franchising) e realizar uma pesquisa entre os consumidores que com certeza citarão marcas brasileiras, que, além de estarem presentes em praticamente todos os shoppings do Brasil, estão nos principais centros comerciais do mundo, (E.U. A, Europa, etc.) Sim, já estamos expandindo via franquia para países como Portugal, Estados Unidos, México, Canadá, Paris, entre outros, ou seja, estamos no caminho certo.
Parceria de Sucesso: Havaianas & Missoni. Não é de hoje que as sandálias havaianas conquistaram além dos brasileiros, toda a galera gringa. É só dar uma passadinha na loja conceito da marca na Oscar Freire em São Paulo e conferir a euforia dos amigos de fora comprando havaianas ou verificar os PDVs da marca brasileira na Galeria Lafayette em Paris ou na praia da Califórnia em Los Angeles, por exemplo. Porém, em mais uma estratégia matadora de fixação de marca, nossa querida havaianas firmou parceria com a conceituada marca italiana Missoni, com uma linha exclusiva Missoni Loves Havaianas. As sandálias estão sendo comercializadas na loja da Missoni no Shopping Iguatemi e no Espaço Havaianas na Oscar Freire, ambas em São Paulo, detalhe (dessa brincadeira) vem do volume de vendas, eu presenciei algumas vendas no sábado 17/06 na loja da Oscar, clientela eufórica, afinal, quem não quer ter um modelo Missoni por R$ 120,00.
E o varejo nessa história: Brasil bombando lá fora, Olimpíadas e Copa do Mundo pela frente, classe C consumindo euforicamente, o Varejo se profissionalizando e levando o país para outro patamar. Não dá para negar que o título de São Paulo como cidade do momento alavanca ainda mais nossa posição de país modelo sem ter se quer sentido a crise mundial de 2008. A moda brasileira caminha bem e já começa a ser notada pelo mercado. Para quem está no franchising, o importante é ter uma negócio estruturado e com visão de futuro, como no bom exemplo de diversas franquias que estão no varejo, estar alinhado com o que acontece no mercado, visão a longo prazo e políticas de gestão, marketing, treinamento bem alinhadas. Agora é hora de trabalhar!
Fabricio Alonso